System of a Down Membros John Dolmayan

John William Dolmayan nasceu em Beirute, Líbano, no dia 15 de julho de 1973. Certa noite, quando tinha cinco anos de idade, John pediu para dormir no quarto de seus pais, pois estava assustado com o barulho do tiroteio que acontecia perto de sua casa, nesta época o Líbano se encontrava em guerra civil. Pouco tempo depois a cama em que John estaria dormindo foi atingida por uma bala perdida. Tal fato fez com que a família dele mudasse para a América do Norte em meados dos anos 70. Incialmente foram para Toronto, no Canadá, depois mudaram-se para Los Angeles, nos EUA.

A primeira influência musical de John foi seu pai, saxofonista e amante de jazz. Durante sua adolescência nos EUA, John tocava em bandas de rock locais de Los Angeles, com as quais começou a desenvolver seu estilo e descobriu novos ídolos como Jaco Pastorius, Ginger Baker e o trio Rush.

John entrou no System of a Down em 1995 substituindo Andy Katchaturian na bateria.

Assim como o SOAD, Dolmayan também tem uma sonoridade bem versátil. Foi considerado por revistas especializadas como o melhor baterista técnico do ano 2000 e até hoje permanece entre os melhores. Durante teste, John atingiu a incrível marca de 20 percussões em 1 segundo usando apenas uma de suas mãos. Ele sabe variar muito bem entre velocidade e criatividade, o resultado disso pode ser ouvido tanto em suas atuações em estúdio como em improvisos feitos ao vivo.

Uma das principais características de John são suas expressões faciais, sempre sério, com cara de zangado, é raro vê-lo sorrindo (exceto em entrevistas, onde ele sorri bastante). Em entrevista à revista Kerrang! Serj disse que sempre tentava fazer John sorrir durante os shows, como resposta ele disse que se controlava para não cair na risada e não perder o ritmo.

Após o inicio do hiatus do System of a Down, Dolmayan lançou seu site de venda de quadrinhos, o TorpedoComics.com (atuamente em manutenção) e foi baterista da banda "Scars on Broadway" formada por Daron Malakian.

Em 2009 John participou de uma audição de testes para baterista do Smashing Pumpkins, porém ele não entrou na banda. Ainda no mesmo ano, participou de alguns eventos ao lado de Daron e Shavo, onde eles tocaram algumas músicas do SOAD.

Ele formou uma banda chamada "Indicator" que realizou apenas alguns shows e não lançou nenhuma música em versão de estúdio, apenas alguns vídeos gravados durantes as apresentações.

John saiu em turnê mundial com o System of a Down em 2011, 2012 e 2013. Após os shows ele tirou férias e voltou ao Brasil como 'turista' assistindo ao festival SWU e novamente em 2013 para conferir o Underground Metal Fest em Fortaleza.

John tocou bateria no Scars on Broadway entre 2008 e 2011. Depois dele, Jules Pampena assumiu as baquetas. Além disso, ele pretende lançar uma história em quadrinhos escrita por ele mesmo.

Em 2012 fez uma participação especial tocando bateria no show de The Pretty Reckless, durante um cover de “Aerials”. No ano seguinte, desenvolveu uma caixa personalizada com a marca de bateria Tama. Todos os anos, John participa da Comic Com, uma convenção de quadrinhos que acontece em San Diego. O Torpedo Comics sempre participa do evento com um stand.

John pretende lançar um álbum de covers, dentre elas estão músicas de Ozzy Osbourne, Radiohead, David Bowie, The Beatles e Stevie Ray Vaughan.

John doou um prato de bateria personalizado e Serj doou o quadro “Space clock” do projeto Disarming Time em prol das vítimas do tufão Haiyan, que atingiu as Filipinas em novembro de 2013.

Em fevereiro de 2014 participou do evento beneficente Kerry Simon says Fight MSA, para conscientização sobre a Síndrome de Shy-Drager, um distúrbio degenerativo do sistema nervoso autônomo.

Informações Adicionais

Signo: Câncer
Olhos: Castanhos
Cabelos: Castanho escuros
Altura: 1,76
Irmãos: 1 irmã
Cor favorita: Preto
Estado civil: Namorando
Música favorita ao-vivo: Toxicity, Revenga
No SOAD: Baterista