System of a Down Membros Shavo Odadjian

Shavarsh Robert Odadjian nasceu em Yerevan, Armênia, no dia 22 de abril de 1974. Mudou-se para os EUA com sua família aos cinco anos de idade.

Em 1993 ele apareceu no vídeo da música 'Big Gun' do AC/DC (aos 1:34 minutos do clipe, no meio do plateia), e neste mesmo ano ele conhece Serj e Daron e entra para a banda "Soil" como empresário, após algum tempo torna-se baixista do grupo, que mudou de nome para "System of a Down".

Em outubro de 2001, Shavo apanhou de seguranças ao entrar com duas garotas na área reservada de um show na cidade de Michigan. Shavo processou a empresa de segurança por tê-lo humilhado diante dos fãs.

Odadjian é um popular DJ em Los Angeles, participou de eventos como "Rock / DJ Explosion", em 2 de março de 2001 no The Roxy, em Hollywood. No comando das pick-ups ele é conhecido como "DJ Tactic".

Shavo dirigiu o clipe das músicas "Aerials", "Toxicity", "Hypnotize" e também ajudou na direção do clipe da música "Question!". Ele também foi o responsável pelas capas dos dois primeiros álbuns da banda.

Ao vivo, Shavo faz backing vocal para algumas músicas como “Bounce”. Na música "ATWA" ele também grita "anymore!"; ao fim de "Lost in Hollywood" ele apoia os vocais e no fim da canção "Pictures" é possível ouvir Shavo repetindo os vocais de Serj.

Em 2008 ele dirigiu o vídeo “Give thanks and praises” do Bad Brains. Shavo também apareceu como extra no filme Zoolander, estrelado por Ben Stiller e Owen Wilson.

Shavo está trabalhando no disco de seu projeto paralelo, "Achozen". Trata-se de uma banda de Hip-Hop formada por Shavo e Robert Diggs (RZA), também lançou o site urSession.com (atualmente desativado), que segundo ele é um lugar onde artistas de todo o mundo têm uma oportunidade de estrear na indústria da música.

Em outubro de 2009, Odadjian realizou um evento, o "Hellow9ween", do qual todos os membros do SOAD (exceto Serj) participaram e tocaram "Suite-Pee" ao vivo pela primeira vez desde o início do hiatus do System. Em 2010 Shavo se casou. Todos os membros do System of a Down participaram de sua festa de casamento. No mesmo ano ele também lançou sua carreira como artista plástico, disponibilizando à venda algumas de suas obras no W.A.I.L. (When Art Imitates Life).

Shavo foi o primeiro integrante a dar suspeitas sobre o retorno da banda, postando em suas redes sociais mensagens como "Are you ready for the System?" ("Vocês estão prontos para o System?"). Meses depois a banda anunciou as datas de sua turnê mundial, que passou inclusive pela América do Sul.

Em 2012, além de apresentações com o SOAD, Shavo trabalhava no processo de finalização do 'lendário' álbum do "Achozen", também trabalhou com a banda de seu irmão – Chameleon Conductor – e pretende lançar em breve sua linha de joias e acessórios personalizados.

Shavo postou em seu Facebook uma música do Achozen chamada “Soultrigga” em 2011. Neste mesmo ano, Shavo participou do show de 20 anos da banda Cypress Hill, juntamente com o guitarrista Slash. Em setembro foi lançado nos EUA nova participação de Shavo como ator, o curta “The Ballerino”, em que faz o personagem Cheewawa.

O baixista costuma participar do evento beneficente Shred Fest, organizada pela Shred Kids Cancer desde 2009, uma instituição de caridade destinada a ajudar crianças portadoras de câncer.

Vez ou outra faz participações especiais em shows de bandas amigas, como Wu-Tang Clan e Chameleon Conductor.

Bastante ativo em suas redes sociais, de vez em quando posta algum vídeo raro da banda, de seu arquivo pessoal e advoga em favor do SOAD, rebatendo rumores de que a banda acabou.

Juntamente com Apl.de.ap, do Black Eyed Peas, Shavo está produzindo o oitavo álbum da banda filipina de rap metal Slapshock, a ser lançado no primeiro semestre de 2014.

Após vários adiamentos, finalmente a data de lançamento do álbum de estreia do Achozen foi marcada: 22 de abril de 2014, aniversário de Shavo.

Participou recentemente de um documentário falando em armênio para a emissora H2/2TV de sua terra natal chamado They did not expect him.

Informações Adicionais

Signo: Touro
Olhos: Castanhos
Cabelos: Careca
Altura: 1,85
Irmãos: 1 irmão, Dave
Filhos: Shavo Dylan Odadjian e Hayk Victor Odadjian
Cor favorita: Azul
Hobbies: Vídeo-games
Estado civil: Casado
Música favorita ao-vivo: Needles
No SOAD: Baixista