Composição

Além de escrever e gravar álbuns com o System of a Down e como artista solo, Serj Tankian é também um compositor que já trabalhou em trilhas sonoras para vários filmes e projetos de TV.
Ele está atualmente dando os toques finais numa sinfonia Jazz Clássica de três partes que estreará na segunda metade de 2011.

Recentemente, suas composições tem aparecido no filme “Rede de Mentiras” (com Russell Crowe e Leonardo DiCaprio), assim como o tema principal da série da NBC “Fear Itself”. Participações adicionais incluem composição de trilha sonora para o video game de Jon Woo Stranglehold e para o filme “Possuídos” (com Ashley Judd e Harry Connick Jr.), juntamente com remixes que acabaram em compilações (“Bird of Paradise” – Bird Up: The Charlie Parker Remix Project) assim como num vídeo game de Marc Ecko (“Who shot ya?” – Notorious B.I.G.), e licenciamento de músicas que ele produziu para programas de TV, como Masters of Horror (“We are one” – Buckethead & Friends).

Seguindo seu bem-sucedido disco solo de estreia, Elect the Dead, Tankian reescreveu e arranjou os hits em composições com orquestra completa que ele apresentou em a Orquestra Filarmônica de Auckland em março de 2009. Um show extremamente memorável por cada trecho da imaginação, a orquestra de 70 peças (conduzida por Hamish McKeich) e Serj apresentaram-se para uma casa lotada no Acukland Town Hall na Nova Zelândia.