O Brasil estava nos planos do System of a Down para a turnê ‘Mezmerize/Hypnotize’

System of a Down

O System of a Down pisou em solo brasileiro pela primeira vez em outubro de 2011, na turnê de retorno da banda (após um hiato de cinco anos), com dois shows verdadeiramente épicos. Porém, a ocasião poderia ter sido ainda mais espetacular para nós! Resolvemos resgatar uma entrevista concedida por Shavo Odadjian ao portal brasileiro Folha Online, de 27 de maio de 2003.

Na matéria, Shavo falou sobre o recém-lançado ‘Steal This Album!’ (terceiro disco de estúdio do System), e também sobre um dos assuntos em grande evidência na época: o compartilhamento gratuito de músicas na web. Mas, o que chamou mesmo a atenção na entrevista foi a declaração do baixista sobre uma possível vinda ao Brasil no ano seguinte à publicação, em 2004, para promover as músicas dos discos ‘Mezmerize’ e ‘Hypnotize’.

À época, o SOAD havia terminado a extensa turnê do ‘Toxicity’. Pouco ativa nos palcos em 2003, a banda estava pronta para entrar no estúdio para gravar os próximos materiais que somados venderam quase 10 milhões de cópias no mundo todo. Palavras de Shavo:


Folha – De que época são as faixas de “Steal This Album!”? Por que lançá-las só agora?
OdadjianSão músicas de quatro ou cinco anos atrás. Queríamos lançá-las em “Toxicity” ou em discos anteriores, mas nunca havia espaço para elas. Um bom álbum deve ser encarado como um quadro, você não pode colocar muitos elementos senão estraga. Sempre comparo com discos de hip hop, que têm sempre de 17 a 20 músicas, e você só se lembra de quatro ou cinco. Você mal ouve todas elas, vai pulando. Tentamos fazer um álbum em que você aperta “play” e não precisa apertar “stop” ou “ffw”.

Folha – Sobraram algumas?
OdadjianSim. E ninguém as tem. Só nós! Provavelmente umas cinco ou mais. Estaremos prontos para começar a fazer um disco novo em breve. Vamos entrar no estúdio neste verão [americano].

Folha – E, depois disso, vocês vêm ao Brasil?
OdadjianProvavelmente no ano que vem. Assim que estivermos com esse material gravado, vamos tentar passar por aí.


A previsão escapou – literalmente – do previsto. Em 2004 o System realizou apenas dois shows (ambos nos EUA), deixando o lançamento dos discos e a grande turnê mundial de divulgação para o ano seguinte, em 2005. Infelizmente o Brasil (e nenhum outro país da América do Sul) esteve na turnê. Foram 10 meses de shows, com passagens pela América do Norte e Europa.

Vamos relembrar uma performance da época? Apresentação do SOAD no Astoria Theatre, em Londres, no dia 4 de abril de 2005.

Comentários (1)

  • Leonardo Salotti

    Eu lembro que na época eles não vieram pois quem iria patrocinar o show era alguma marca de cerveja.