Biografia

Serj Tankian Serj Adam Tankian nasceu em Beirute, Líbano, no dia 21 de agosto de 1967.

Quando era estudande, Serj sempre tirava média 4 (no Brasil: A, 9 ou 10), era um bom aluno.
Antes de sua carreira no SOAD ele foi o CEO da companhia de software de computador chamada eGames, trabalhou em uma outra empresa de software chamada Ultimate Solutions e já foi vendedor de sapatos.

Durante quatro anos, Tankian teve aulas de canto e também de guitarra quando era pequeno.
Em 1993 Serj e Daron se conheceram durante um ensaio e decidiram montar uma banda que incialmente se chamava "Soil", depois de algumas alterações em sua formação eles mudaram o nome para "System of a Down".

Serj e Tom Morello (Audioslave) formaram o "Axis of Justice", que é uma organização não-lucrativa formada por ambos. Em 2004 eles lançaram um álbum ao-vivo intitulado "Axis of Justice: Concert Series Volume 1". Além disso, Serj e Tom possuem um programa de rádio mensal que pode ser ouvido pela emissora KPFK em Los Angeles, Califórnia.

Juntamente com o músico Arto Tunçboyacyian (que participou das gravações de algumas músicas do álbum Toxicity), Tankian lançou em 2002/2003 o "Serart", um álbum inspirado em músicas das culturas orientais, médio-orientais, ocidentais... enfim, do mundo todo... mas particularmente do oriente médio, de onde eles são originários.

Serj lançou também o "Cool Gardens", um livro de poemas e prosas, motivado ecléticamente, provocativamente, socialmente e politicamente por bandas de rock.
Ele possui seu próprio selo músical, o "Serjical Strike Records". Fundado em 2001 o objetivo do selo é "criar um oásis de diversidade e singularidade dentro da indústria onde fãs de todas as músicas podem encontrar refúgio e conforto do monótono, pragas musicais de cópias-carbono que estendem-se pela cultura comercial."

Em 2007 Serj lançou seu primeiro álbum solo após o início do 'hiatus' do SOAD, "Elect the Dead". Em seguida ele formou o F.C.C. (Flying Cunt of Chaos), banda que o acompanhou durante a turnê de seu disco solo.
Tankian lançou um video-clipe diferente para cada música do ETD, 'The Unthinking Majority', 'Empty Walls' e 'Sky is Over' foram os que tiveram maior repercusão.

Em 16 de março de 2009, Serj fez uma apresentação ao-vivo e inédita ao lado da Orquestra Filamônica de Auckland, foram tocadas todas as músicas do 'Elect the Dead' em versões orquestradas e até mesmo algumas faixas inéditas. Intitulado como "Elect the Dead Symphony", o concerto foi gravado e lançado em CD/DVD em 9 de março de 2010.

Em 2010, além de lançar o "Elect the Dead Symphony", Serj saiu em turnê mundial tocando ao vivo com orquestras locais. E isso não é tudo! Em 21 de setembro de 2010 ele ainda lançou seu segundo álbum de estúdio, "Imperfect Harmonies", que segundo Tankian é uma mistura de 'eletro-orquestral e jazz-rock', algo totalmente inovador criado por ele mesmo.

Multitalentoso que é, Serj exerceu novamente sua verve poética e lançou o segundo livro de poesias, "Glaring Through Oblivion", em 22 de março de 2011. Como escritor também vem trabalhando num livro de ficção ainda sem data de lançamento. Em 2011 aconteceram apresentações limitadas da peça musical "Prometheus Bound", inspirada na tragédia grega de Ésquilo e para a qual Serj escreveu todas as músicas.
Ainda no mesmo ano foi lançado o EP "Imperfect Remixes", que trouxe versões remixadas de algumas músicas do novo álbum, entre eles o mais famoso é "Gate 21 (rock remix)", que contou com a participação de Tom Morello e do FCC.

Serj e sua inquietação artística prometem um 2012 bastante produtivo. Além da turnê com o System of a Down, possui nada menos que quatro álbuns para serem lançados por diferentes projetos: seu terceiro álbum solo rock, "Harakiri, um disco de jazz chamado "Jazz-Iz-Christ", o projeto "Fuktronic" com Jimmy Urine do Mindless Self Indulgence, e uma sinfonia (desta vez totalmente orquestral) chamada "Orca.

Outro projeto que Serj planeja executar em breve, juntamente com o artista Vahe Berberian, é um museu com uma exibição de arte que desafiará nossos sentidos. Os dois já trabalharam juntos na versão alternativa do vídeo de "Sky is Over".

É difícil saber qual será a próxima jogada de Tankian, que parece ter infinitas cartas na manga. Uma coisa é certa: ele não para de surpreender com sua verve inovativa.