‘Chop Suey!’: Serj Tankian fala sobre a letra do maior sucesso do System Of A Down

System of a Down

Durante uma aparição na 93X Radio, o vocalista Serj Tankian falou sobre a letra da música de maior sucesso do System Of A Down, ‘Chop Suey!’.

A faixa foi lançada originalmente no segundo álbum, o mais bem-sucedido da banda, ‘Toxicity’ de 2001. Tankian (com transcrição da UltimateGuitar) explicou:

“Com Rick Rubin, nosso produtor, durante o processo lírico de ‘Chop Suey!’, eu tinha o refrão e também tínhamos o verso, e eu estava em busca de um breakdown [pausa/mudança de andamento na música] no middle 8 [ponte], falando liricamente.

Eu estava apenas tentando pensar em algo e fiquei paralisado por um segundo. Estávamos saindo do estúdio e ele disse, ‘Quer saber? Vamos fazer uma pausa, vamos para minha casa.’

Fomos até a casa dele, ele tinha uma biblioteca enorme e disse, ‘Escolha um livro, qualquer livro’. Eu simplesmente estendi a mão, peguei um livro. Ele falou, ‘Abra em qualquer página’.

Eu abri em uma página, coloquei meu dedo sobre ela, e aquilo se tornou a ponte. Usar o universo para me guiar foi incrível, e a maneira como funcionou com o resto das letras foi o que me surpreendeu.”

Em outra parte da conversa, Serj falou sobre o estado atual do cenário musical e da produção. Quando questionado sobre o estado atual da criação e gravação de músicas no espaço digital, o músico respondeu:

“Olhe para a democratização da instrumentação em termos de música, e a capacidade das pessoas de criar o que querem, isso é uma coisa incrível, elas não precisam ir a um estúdio caro para fazer um disco. Eu acho que o aspecto da qualidade não mudou, seja em um home studio ou mesmo em um estúdio profissional.

Se você escreve música de qualidade, você escreve uma música de qualidade. Se você escreve uma música de merda, você vai escrever uma música de merda. Então, esse aspecto não mudou, apenas oferece a mais pessoas a capacidade de criar músicas, o que é um feito incrível.”

Tankian finaliza dando alguns conselhos para as pessoas que estão começando no mundo criativo musical:

“Número um: não se limite. Em outras palavras, não pense em qual gênero vai querer pertencer, ‘O que estou fazendo? Estou fazendo rock? Estou fazendo eletrônica?’

Não existe tal coisa. Coisa de jornalistas, eles tentam definir para que possam colocar no papel. Não existe gênero, então esse é um ponto.

E dois: agora as apresentações ao vivo não estão acontecendo, mas quando voltarem, acho que sempre há espaço para performances presenciais. Se você é capaz de mover as pessoas para um ambiente ao vivo, isso é algo realmente único que sempre constrói o que você faz.

Eu sempre digo que quando bandas jovens pedem conselhos, eu sempre falo, seja na era da internet ou antes de onde viemos: se você não pode fazer fogo no seu quintal, você não vai queimar o mundo.

Você precisa ter pessoas o acompanhando e vendo o que você faz, seja em seu próprio espaço, seja em um clube, seja o que for.

Esse interesse é importante porque também leva você ao próximo nível, porque do contrário, você estará apenas fazendo música em seu estúdio, o que é bom, mas se ninguém o ouvirá, será tipo: é isso, é o começo e o fim.”


Nota: Daron Malakian foi, pessoalmente, na publicação original e deu a sua própria versão sobre a letra de ‘Chop Suey!’. O guitarrista negou que a faixa possui partes bíblicas. Palavras de Daron:

“Isso não está contando a história completa do que se trata a música. O refrão foi escrito por mim e é sobre como as pessoas julgam a morte de outras pessoas. A forma como elas morrem. Não tem nada a ver com a Bíblia. Só quero esclarecer.”

A analogia bíblica na letra de ‘Chop Suey!’ foi levantada pelo portal Ultimate Guitar.

Nenhum comentário