Há 20 anos, System Of A Down lançava o memorável e estrondoso ‘Steal This Album!’

System of a Down

O ‘Steal This Album!‘, terceiro álbum de estúdio do System Of A Down completa hoje, 26 de novembro, duas décadas de lançamento!

Em maio de 2002, 16 faixas inéditas gravadas durante a sessão do ‘Toxicity’ acabaram vazando nos programas para compartilhamento de arquivos. Inicialmente, as B-sides seriam utilizadas apenas em trilhas sonoras, singles e futuras gravações. No dia 15 de junho de 2002, o baixista Shavo Odadjian – nos bastidores de um show em Irvine, Califórnia – anunciou que todas as outtakes do ‘Toxicity’ seriam lançadas adequadamente na mesma qualidade dos álbuns anteriores.

Produzido por Daron Malakian e o renomado Rick Rubin, o clássico ‘Steal This Album!’ (nome em referência ao livro “Steal This Book”, contracultura do ativista social Abbie Hoffman) chegou às lojas no dia 26 de novembro de 2002, vendendo mais de 1 milhão de cópias no mundo inteiro, ganhando o certificado de Disco de Platina pela Associação Americana da Indústria de Gravação (RIAA). Além da versão tradicional, o disco também ganhou quatro diferentes capas desenhadas, respectivamente, por cada integrante da banda.


Tankian nunca gostou que o terceiro disco do System fosse chamado de um material composto por “sobras”. No bate-papo com o jornalista Rick Florino, em 2013, Serj foi além. Ele afirmou que considera o ‘Steal This Album!’ o seu registro favorito da banda e exaltou a variedade sonora.

“É o meu álbum favorito do System Of A Down por causa da diversidade e nada mais. É uma pena que realmente não temos tocado muitas das músicas deste álbum. Eu sempre quis fazer um ‘Steal This Album! Beginning-to-end show’ [tocar todas as músicas do disco do começo ao fim em um show]. Um dia, eu vou convencer os caras para fazer isso [risos]. Ele encarna a diversidade e o espírito desta banda!”

Lotado de músicas incríveis – do começo ao fim – o ‘Steal This Album!’ traz ‘I-E-A-I-A-I-O’, uma faixa recheada de curiosidades:

– ‘I-E-A-I-A-I-O’ foi composta por todos os membros da banda e é única letra creditada por John na banda.

– É também a única música cantada por John em sua versão em estúdio. No refrão da faixa, John gravou as linhas vocais do coro.

– O solo de ‘I-E-A-I-A-I-O’ foi inspirado no tema de abertura da série ‘Knight Rider’ do ano de 1982, por Stu Phillips.

– “K.I.T.T” (Knight Industries Two Thousand), antigo nome de ‘I-E-A-I-A-I-O’, era o nome dado ao carro de Michael Knigh, interpretado por David Hassslhoff.

À Loudwire, em 2014, Dolmayan explicou sobre a letra:

“Isso foi inspirado em ‘Knight Rider’. Quando eu era criança, eu encontrei com David Hasselhoff em uma loja de bebidas em L.A. Ele estava bebendo uma bebida, não uma bebida alcoólica, um refrigerante ou algo assim. Ele estava saindo e eu não podia acreditar! Aqui estava Knight Rider na minha frente! E eu disse: “Knigh Rider” Eu devia ter 12 anos. Ele olhou para mim e disse: “Ei, garoto”, e ele meio que apontou o dedo [para mim] num estilo cowboy. Eu contei a história para o Serj, por isso as letras, “Meeting John Dale’s Jr. / Winked an eye and point a finger”. ‘Dale’s Jr’ era a loja de bebidas. Há um pouco de visão compenetrada. Isso foi uma coisa divertida. A banda estava rindo quando eu disse a eles sobre a história, porque era um ‘daqueles’ momentos que você tem. Quando é que você vai encontrar com o Knight Rider! Você poderia imaginar! Isso foi um grande momento para mim. Se eu me deparasse com o Knight Rider hoje, seria um grande momento. Eu amo Knight Rider!”

É hora de relembrar esse disco ÉPICO!

Nenhum comentário