John Dolmayan sobre demora do novo álbum do System of a Down: ‘É desanimador’

Durante uma entrevista em 19 de maio no ‘Dave & Mahoney Morning Show’, da estação de rádio X107.5, John Dolmayan falou sobre a grande inauguração de sua loja de quadrinhos em Las Vegas, a Torpedo Comics, mas o assunto mais questionado durante a entrevista foi sobre o status do tão aguardado novo álbum do System of a Down. Dolmayan começou dizendo: “Em nossa banda, a dificuldade realmente não é: ‘Será que um de nós iremos ter uma recaída ou entrar em uma situação ruim?’, é realmente uma questão de: ‘Vamos nos unir e fazer algo acontecer?’ Passaram-se doze anos desde que lançamos um álbum…”
Ele continuou: “Eu não sei porque não estamos com um álbum. É muito desanimador, porque parece que todos nós nos damos bem, todos nós fazemos ótimas turnês, nós ainda estamos montando músicas muito boas. Acho que podemos lançar um álbum fantástico.”
Quando perguntado se havia algum membro do System que estava impedindo para que as sessões avançassem, o baterista respondeu: “Ninguém em particular. E o engraçado é que todos nós entramos no estúdio, todo mundo está se dando bem.”
Dolmayan também confirmou que o System of a Down limitou suas atividades de turnê nos últimos dois anos a fim de se concentrar em escrever músicas novas. Ele disse: “Eu sei que muitos fãs americanos estão dizendo: ‘Por que vocês não visitam os Estados Unidos com mais frequência?’ Nós falamos sobre isso há cerca de dois anos, e explicamos: ‘Olha, nós não fizemos um disco’ – naquele momento era apenas uma década que não tínhamos feito um material – apenas uma curta década, e então conversamos sobre isso e dissemos: ‘Vejam, primeiro iremos fazer o nosso álbum.”
Ele continuou: “Nós tínhamos a intenção de ir ao estúdio e trabalhar em um álbum. No que diz respeito à cronologia, todos tinham a sua própria opinião de quando isso ia acontecer. Para mim, foi há dez anos, e se eu tivesse feito do meu jeito, teríamos lançado cinco álbuns nos últimos doze anos e acho que estamos realmente fazendo um desserviço a nós mesmos, porque você só tem um tempo finito. A morte inesperada de Chris Cornell prova que em um dado momento tudo pode desaparecer. Ela [a morte] coloca as coisas em perspectiva e você percebe quanto tempo está desperdiçando e como esse tempo é precioso.”
Dolmayan continuou dizendo que se sente “realmente bem” com as novas músicas que o System of a Down tem escrito – “tão forte quanto eu já senti”. E, acrescentou, “para ser honesto com você, se eu não me sentisse desse jeito, eu nem sequer iria querer produzir um álbum, porque nós realizamos muito bem turnês e, francamente, existem muitas bandas que eu gostaria que não tivessem lançado álbuns, porque eles não lançaram um bom material ao longo do tempo.”
Ele continuou: “Nós estivemos no estúdio durante o ano passado e reunimos cerca de quinze músicas que eu acho que correspondem ou se igualam com qualquer coisa que fizemos no passado. Estamos melhores do que nunca, estamos mais unidos do que nunca, sabemos o que estamos fazendo e as músicas estão lá. É uma questão de ficarmos juntos e colocarmos de lado qualquer diferença, ou qualquer problema que as pessoas possuem. É quase como se houvesse dois System of a Down’s para mim.”
Confira o áudio da entrevista:
O System of a Down irá estrear na turnê europeia na próxima semana, na quinta-feira (01), em Zurique, Suíça. 21 datas estão confirmadas.