Serj Tankian fala sobre a ‘Wake Up The Souls Tour’ e revela tentativa de show na Turquia
Em preparação para a turnê que celebra o 100º aniversário do Genocídio Armênio, o portal turco ‘Agos’ realizou uma entrevista com Serj Tankian. Confira:
A banda de rock mundialmente famosa, System of a Down, anunciou que irá celebrar o 100º aniversário do genocídio armênio com uma série de shows. A turnê intitulada ‘Wake Up The Souls’ começa em 10 de abril com um show no Wembley Arena em Londres.
Os shows a seguir serão em Colônia, Lyon, Bruxelas, Amsterdã e Moscou, a banda finalizará sua turnê com um show em 23 de abril na Praça da República em Yerevan. Esta também será a primeira vez que a banda irá tocar em Yarevan. Nós conversamos com o vocalista da banda, Serj Tankian, sobre os detalhes da turnê, e seus sentimentos e expectativas em relação a 2015. Tankian diz: “Nosso objetivo é ajudar a trazer consciência e direcionar as pessoas na tentativa de alcançar a justiça pelo primeiro genocídio.”
Primeiro show em Yerevan
Tankian explica que eles foram convidados por várias vezes durante anos para tocar na Armênia, mas isso de alguma forma nunca se materializou: “Eu me apresentei na Armênia antes, mas essa será a primeira vez com o System of a Down. Todos os integrantes do System of a Down perderam membros da sua família para o genocídio. Nós pensamos que seria uma ótima ideia tocar em Yerevan para o 100º aniversário do Genocídio armênio. Assim como os armênios que viajaram por boa parte do mundo, isso é algo que nós sempre quisemos fazer.”
Sem show em Istambul até o momento
Tankian também explica por que a Turquia não faz parte da turnê: Nós tentamos organizar um show em Istambul, Turquia, até mesmo para fazer parte da nossa turnê, mas o processo para obter cooperação do governo levou muito tempo com a entrada do novo primeiro-ministro, então tivemos que abrir mão do show para completar o nosso roteamento de turnê.” Ao perguntar se em caso de o processo avançar e de receberem um convite, eles tocariam na Turquia, Tankian disse que agora era muito tarde para essa turnê, e que era muito cedo para afirmar algo sobre o futuro.
Chamada de Justiça
A turnê “Wake Up The Souls” foi nomeada depois que numerosos shows da banda ocorreram em Los Angeles durante anos pela mesma causa. Três edições da “Souls Tour”, turnê semelhante, já haviam acontecido. Em 2000, 2004 e 2005. Tankian diz: “Nosso objetivo é ajudar a trazer consciência e direcionar as pessoas a agirem na tentativa de atingir a justiça pelo primeiro genocídio do século XX dos Armênios, Gregos e Assírios perpetrado pelos Jovens Turcos (Comitê União e Progresso – Ittihad) durante a Primeira Guerra Mundial.”
O grupo anunciou a turnê “Wake Up The Souls” através da mídia social e os visitantes do site da banda serão capazes de visualizar o mapa de dados relacionados ao reconhecimento do Genocídio em todo o mundo, além de terem a chance de tomar medidas para ajudar a trazer justiça. Tankian declara: “Reconhecimento é apenas o primeiro passo em direção à justiça. Conforme eu já expliquei no vídeo da banda, admitir um crime não é pagar por um crime.”
‘Estamos cansados das políticas negacionistas’
Finalmente, Tankian explicou seus sentimentos e expectativas sobre 2015 com as seguintes palavras: “Muitos armênios, gregos, assírios, turcos e todas as pessoas ao redor do mundo que respeitam a história e os direitos humanos estão cansadas de esperar que o governo da Turquia confesse os crimes de seus antecessores otomanos, cansados de convencer outros governos como o dos Estados Unidos a pressionarem a Turquia a abandonar suas mal concebidas, amorais, políticas negacionistas. Há muitas pessoas de consciência na Turquia que colocaram suas vidas em risco para lutar pela verdade nesse caso, incluindo o seu ex-editor Hrant Dink. O tempo para a verdade chegou. Não há formas de fugir disso.”