Show do System of a Down na Armênia será documentado

Por: Kory Grow | Rolling Stone

Algumas surpresas irão acontecer na turnê ‘Wake Up The Souls’. Em uma conferência de imprensa, realizada ontem (01), junto ao Comitê Nacional Armênio da América, Serj Tankian e John Dolmayan explicaram alguns detalhes para a mídia. Serj Tankian revelou informações sobre a preparação e também sobre o que irá acontecer no show histórico na Armênia, dia 23 de abril na Republic Square.

“Isso é algo que transcende a música”, disse Dolmayan na conferência de imprensa quarta-feira. “Isso é mais importante do que um próximo álbum do System of a Down. Isso é algo que é de longo alcance e ainda maior do que o próprio genocídio armênio. Queremos ajudar a evitar o que ocorreu com os armênios acontecendo com outras pessoas.”

Dolmayan ressoou os sentimentos do vocalista Serj Tankian, que disse à Rolling Stone no início deste ano que havia uma “abertura” para trabalhar em novas músicas. “Nós queremos ficar juntos após a turnê e falar sobre composições”, disse Dolmayan.

O objetivo da teleconferência foi sensibilizar e elevar a consciência em torno do aniversário do genocídio, desde que a Turquia – cujo regime Otomano executou cerca de 1,5 milhão de armênios em 1915 – continua a negar o incidente. Dolmayan e Tankian, ressaltaram o quanto significa para eles o encorajamento para que a Turquia reconheça o evento. “[O genocídio] ainda está conosco”, disse o vocalista. “A negação é um cuspe na cara a cada ano.”

“Ele fica com você”, disse Dolmayan. “Ainda está comigo atualmente, por causa das histórias que ouvimos [partindo de nossas famílias].”

Serj revelou os componentes especiais para o show na Armênia:

Temos duas músicas que falam sobre o genocídio. Uma do nosso primeiro lançamento, chamada ‘P.L.U.C.K.’ e outra de um dos nossos últimos álbuns, o Hypnotize de 2005, chamada ‘Holy Mountains’. O repertório vai realmente começar com ‘Holy Mountains’, e então teremos uma pequena apresentação em vídeo. ‘P.L.U.C.K.’ entrará em seguida

Serj descreveu as apresentações em vídeo, que terão três partes. Os vídeos irão explicar o que aconteceu durante a época do genocídio, como ele influenciou outros holocaustos ao longo do século passado e como continua afetando as pessoas atualmente.

O concerto em si – que a banda estará documentando e espera publicar online – será gratuito, um aspecto importante do evento. “Armênia não é uma nação rica”, disse Dolmayan. “Um monte de gente, ainda se fôssemos cobrar uma quantidade pequena, não seria capaz de pagar o preço do ingresso. Nós não queríamos lucrar. O show tem um significado maior para nós. Às vezes você faz coisas sem fins lucrativos, e este é um desses momentos.”

Dolmayan disse que gostaria de ver a Turquia reconhecendo o genocídio em sua história. “Seria algo muito cicatrizante para nós”, disse ele. “Nós tivemos que levar este peso em torno de toda a nossa vida. Nossos pais levaram pela vida inteira, e nossos avós carregavam. Aliviaria um peso, e eu acho que em uma série de maneiras, aliviaria o peso para fora do ombro do povo da Turquia também. Chegar a um acordo com algo que você foge por tanto tempo é importante para o seu processo de cura.”

O System of a Down inicia a turnê ‘Wake Up The Souls’ na segunda-feira da próxima semana (06), no The Forum, em Inglewood.

Confira aqui a agenda completa dos shows da turnê 2015.

Nenhum comentário