System of a Down fecha turnê em Interlagos com 38 músicas

Na noite da última quarta-feira, 14 de maio de 2025, o System of a Down subiu ao palco pela última vez em solo brasileiro. A banda fechou a turnê Wake Up! com um show gigantesco no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
E para quem estava na expectativa de alguma surpresa ou novidade para o último show: foi o setlist mais longo tocado em toda a tour, com 38 músicas.
Ingressos esgotados no dia do show
Horas antes da apresentação, a produtora 30e confirmou: ingressos esgotados. Um feito impressionante, considerando o tamanho do espaço, que geralmente recebe grandes festivais.
Diferente dos shows anteriores, não havia setor de pista premium. A experiência era dividida entre pista comum e uma área reservada para o público que adquiriu o pacote VIP.
O excesso de pessoas e a empolgação geral com o empurra-empurra acabou colocando abaixo a estrutura que separava a galera do backstage. Aparentemente, a situação foi controlada sem maiores incidentes. Nas redes sociais, muita gente comentou sobre a falta de estrutura adequada do local para shows desse porte.
Apesar desses contratempos, a vibração do público foi um dos pontos altos da noite, teve muito mosh e mais sinalizadores que nas outras apresentações. O show foi encerrado com uma queima de fogos enquanto John jogava suas baquetas para o público.
Setlist – São Paulo (14/05/2025 – Autódromo de Interlagos)
O setlist repetiu quase a mesma ordem do primeiro show realizado no Allianz Parque, no dia 10 de maio, com alguns acréscimos:
1. X
2. Attack
3. Suite-Pee
4. Prison Song
5. Violent Pornography
6. Aerials
7. Mr. Jack
8. I-E-A-I-A-I-O
9. Genocidal Humanoidz
10. A.D.D.
11. 36
12. Pictures
13. Highway Song
14. Needles
15. Deer Dance
16. Soldier Side – Intro
17. Soldier Side
18. B.Y.O.B.
19. Radio/Video
20. Bubbles
21. Dreaming
22. Hypnotize
23. ATWA
24. Bounce
25. Suggestions
26. Psycho
27. Chop Suey!
28. Lost in Hollywood
29. Lonely Day
30. Streamline
31. Mind
32. Spiders
33. Forest
34. Cigaro
35. War?
36. Roulette
37. Toxicity
38. Sugar
Veja recortes do que foi o último show
Roulette
B.Y.O.B.
Toxicity + Sugar
Encerramento marcante da passagem do SOAD pelo Brasil
Se por um lado o setlist foi impecável, por outro, ficou um clima de dúvida sobre a continuidade da banda. Desde os primeiros shows, muito se comentou sobre o comportamento de Serj Tankian, que se manteve mais contido em palco, interagindo pouco com o público e aparentando cansaço ou desânimo.
Para quem acompanha o System of a Down de perto, é impossível ignorar os desentendimentos entre integrantes, a falta de novidades musicais e o fato de que os shows atuais carregam mais o peso da nostalgia do que de uma nova era criativa da banda.
Fim do System of a Down? Última vez com essa formação?
Nas redes sociais, o burburinho é forte. Muitos fãs acreditam que esse foi o último show do SOAD no Brasil. Outros, mais pessimistas, especulam que a banda pode se encerrar de vez em breve, ou que essa foi a última turnê com a formação original: Serj, Daron, Shavo e John.
Ainda não dá pra saber o que vai ser da banda, especialmente porque, desde o início eles deixaram claro que a turnê seria algo sem grandes pretensões. Eles queriam apenas ver no que ia dar, sem nada planejado ou definido sobre o futuro da banda. O que nos resta agora é aguardar.
Após a finalização da turnê Wake Up! a banda volta a se apresentar em território internacional, seguindo a agenda:
- Agosto: duas noites em Nova Jersey com o Korn
- Agosto: duas datas em Chicago com o Avenged Sevenfold
- Setembro: dois shows em Toronto com o Deftones
E aí, o que vocês acharam dessa passagem histórica do SOAD pelo Brasil?
📸: Anendfor