Você sabe por que do nome “Steal This Album!”?

Curiosidades
Capa do CD Steal This Album em fundo branco.

O “Steal This Album!” foi o terceiro álbum de estúdio do System of a Down, produzido por Rick Rubin e Daron Malakian. O disco surgiu de uma situação inusitada: durante as gravações do Toxicity, as músicas que foram descartadas e ainda estavam inacabadas acabaram vazando na internet, nos programas de compartilhamento de arquivos. Os fãs começaram a chamar esse vazamento de “Toxicity II“.

A banda ficou extremamente insatisfeita com a situação, pois as faixas que circularam não estavam finalizadas, não tinham a qualidade de produção desejada e, pior ainda, estavam sendo consumidas de maneira distorcida. Para resolver isso, o SOAD decidiu finalizar essas músicas e lançá-las oficialmente, dando vida ao Steal This Album!.

Por que o nome Steal This Album!?

O nome do álbum é uma referência direta ao livro Steal This Book (Roube Esse Livro), escrito por Abbie Hoffman, um ativista social e político norte-americano. A obra de Hoffman tinha um tom anarquista e incentivava a resistência ao sistema, promovendo formas alternativas de sobreviver sem depender do capitalismo. A influência de Hoffman também resultou no filme Steal This Movie! (Roube Esse Filme!), que fala um pouco sobre sua história.

O título escolhido pelo System of a Down faz alusão direta ao vazamento das músicas, que de certa forma foram “roubadas” antes de estarem prontas. Foi uma forma irônica e inteligente da banda reagir ao problema.

Curiosidade: outros álbuns com títulos parecidos

O System of a Down não foi a única banda a brincar com essa referência. Outros grupos também adotaram nomes parecidos para seus álbuns:

  • The Suicide MachinesSteal This Record (2001), banda de punk rock;
  • The CoupSteal This Album (1998), duo de hip hop.

A capa complementa a ironia do Steal This Album!

O design da capa de Steal This Album! é um dos mais simples (e geniais) já feitos pela banda. Ao invés de uma arte elaborada, o CD parece um daqueles que gravamos em casa, com o nome rabiscado à mão com uma caneta permanente. Essa escolha visual remete diretamente ao conceito de um álbum pirata, reforçando a ironia do grupo sobre a situação do vazamento.

Além da versão padrão minimalista, o álbum também foi lançado em quatro versões especiais, cada uma com um design exclusivo feito por um dos integrantes da banda. Uma forma criativa de tornar a experiência dos fãs ainda mais especial.

Sinceramente o álbum foi uma excelente saída que o SOAD encontrou para contornar a situação do vazamento.

Confira mais informações sobre o Steal This Album!

Acompanhe todos os detalhes sobre os shows do System of a Down no Brasil!

Por Raísa Rocha

Compartilhe

Nenhum comentário