Serj Tankian: “A palavra ‘Deus’ tem sido abusada ao longo dos séculos”

Serj Tankian (solo)

Em nova entrevista ao jornalista Dave Everley, do portal Metal Hammer, Serj Tankian fala sobre a deturpação da palavra de ‘Deus’.

O vocalista do System Of A Down disse que não gosta de usar o termo, porque ele “tem sido muito abusado ao longo dos séculos”. Tankian prefere reconhecer Deus de outras maneiras, como “criador” por exemplo, ou através de designações indígenas.

Serj foi perguntado sobre a faixa ‘Rumi’, um dos cinco singles de seu novo EP, ‘Elasticity’, que será lançado no próximo mês.

A música Rumi é meio que uma carta de amor para seu filho, Rumi, e outra parte um conselho para ele, mas faz referência a um poeta persa romântico do século XIII que também se chamava Rumi.

Serj: Meu filho era muito novo – um ano, talvez nem isso. Eu estava tocando meu piano e ele reproduzia sons. Eu falava com ele, [cantando suavemente], ‘Oh querido Rumi’, e ele sorria. Era apenas uma demo, e não achava que aquilo fosse acabar numa letra, mas então percebi que as emoções centrais da música têm a ver com meu filho.

Presumivelmente, a frase ‘Fique longe de Deus e do crime’ é sua, não do poeta Rumi original.

Serj: [Risos] Sim, você está certo sobre isso. Eu não gosto da palavra ‘Deus’, porque ela tem sido abusada ao longo dos séculos. Eu prefiro palavras mais indígenas como ‘espírito que se move por todas as coisas’, ‘criador’. Como ser humano, isso faz mais sentido para mim do que a palavra ‘Deus’. Porque Deus também é o deus da vingança – Deus é a razão de termos estabelecido religiões que por tantos anos foram realmente opressoras. Para mim, dizer ‘Deus e o crime’ significa ser uma organização. Seja seu próprio homem. Não seja parte de nada do qual sua visão não possa precipitar.


No começo do mês de fevereiro Serj Tankian lançou o primeiro single de seu novo EP, a faixa título ‘Elasticity’. A canção foi gravada, produzida e mixada no estúdio Serjical Strike Records, em Los Angeles, e teve todos os instrumentos gravados por Serj e pelo músico Dan Monti (guitarrista da ‘Flying Cunts of Chaos’, banda que acompanha Tankian em suas turnês).

Confira:

Nenhum comentário