Serj Tankian cria nova música. Composição será tema de cerimônia que lembrará o Genocídio Armênio
O proeminente músico e ativista político, Serj Tankian, compôs uma trilha sonora especial chamada ‘Aurora’s Dream’. A composição será a música tema para a próxima cerimônia inaugural do Aurora Prize, que será realizado em Yerevan, Armênia, no dia 24 de abril de 2016. O Aurora Prize é uma iniciativa criada pelo 100 LIVES, que está enraizada nas histórias inspiradoras de coragem e sobrevivência durante o genocídio armênio há cem anos.
O tema é importante no coração de Serj, a própria família de Tankian não teria sobrevivido sem os missionários americanos que dirigiam o orfanato em que seu avô foi levado. A avó materna de Tankian, Varsenig, sobreviveu aos massacres graças à bravura de um prefeito turco, que colocou sua vida em risco para escondê-la junto com sua família. Este justo cidadão turco recusou-se a cumprir as ordens do governo para matar ou deportar os armênios; muitos que descumpriram ordens e fizeram atos similares de abnegação, foram executados pelo governo otomano por desafiarem a autoridade.
Comentando sobre o lançamento da nova canção, Serj Tankian disse: “De todas as faixas que eu criei e produzi ao longo dos últimos anos, a ‘Aurora Dream’ é a minha favorita. Estou feliz que foi para o Aurora Prize, iniciativa da 100 LIVES, uma organização que realiza coisas maravilhosas, trazendo a atenção para tragédias devastadoras e aos verdadeiros heróis que viveram a ocasião”.
Arman Jilavyan, diretor executivo da 100 LIVES e do Aurora Prize disse: “Somos gratos ao Serj pela criatividade, entusiasmo e paixão que ele trouxe para o nosso projeto. Acima de tudo, a sua bela composição atua como uma homenagem para a Aurora, mulher que leva o nome do prêmio e que testemunhou horrores do genocídio armênio e corajosamente disse ao mundo sua história de sobrevivência para a sensibilização das atrocidades de 1915. Através do Aurora Prize, nosso objetivo é sensibilizar os homens e mulheres que estão corajosamente salvando vidas ao redor do mundo atualmente.”