Serj Tankian fala sobre a mudança de sua voz: ‘Não distorce mais, o que posso fazer?’

Serj Tankian (solo)

Enquanto Serj Tankian celebra o lançamento do Elasticity, seu novo EP em carreia solo, o vocalista do System Of A Down abre o jogo sobre o que torna seus vocais tão únicos.

Em conversa com o jornalista Zane Lowe, na Apple Music, Serj explica que seu estilo realmente deriva da banda que antecedeu o SOAD, a ‘Soil’, formada com Daron Malakian.

“A ‘Soil’ era o molho no qual o System Of A Down era cozido”, descreve Tankian. “E o System Of A Down era um pouco mais polido. Era um composto mais tradicional com os elementos epilépticos adicionados do ‘Soil’. Então eu acho que foi onde eu realmente me preparei como vocalista.

“Não me considerava um vocalista”, admite. “Comecei como tecladista, depois fui jogado nisso e comecei a fazer todas essas coisas. Eu também nunca estudei música, e para mim foi como se a ideia de cantar fosse sempre uma questão de fazer barulhos interessantes como qualquer instrumentista faria. Então, quando a guitarra estava tocando, que barulho eu deveria estar fazendo? Eu não pensava nas coisas que falava. O que eu deveria dizer quase se desatrelava.

Eu levava minhas palavras a sério porque escrevia muito. Ninguém me ensinou que você não poderia encaixar um número X de palavras em uma quantidade X de músicas e, portanto, eu tinha que botar todas as minhas palavras [nas músicas].”

Serj continua: “É como: ‘rat-ta-ta-ta-tat’. Eu tinha que colocar todas as minhas palavras de alguma forma, certo? Foi ingenuidade. Mas uma ingenuidade que também foi criativa, porque não há coisas impossíveis. Certo? Tudo é possível. Se eu tivesse ido para uma escola de música, provavelmente aprenderia a cantar melhor desde o primeiro dia, e saberia que aquela frase deveria ser mais longa, e tomaria o tempo de vocês com ela e outras coisas. Porra, eu não sei, mas deu no que deu, sabe?”

Em outro ponto, Serj fala de sua mudança de voz ao longo da carreira. Atualmente, o clássico vocal grave e profundo de Tankian é raramente notado nos shows ou em registos em estúdio. Linhas mais líricas e limpas têm sido adotadas pelo vocalista. Ele explica:

“Minha voz não estava ótima quando comecei, mas, ao longo dos anos, você passa bastante tempo exercitando qualquer músculo que acaba ficando bom, certo? E eu acho que é literalmente o que tem acontecido ao longo dos anos. E em termos de desenvolvimento da própria voz, eu também meio que atendo aos pedidos dela. E a reação disso é: ‘Cara, você não grita mais como estava acostumado, mano’. E eu penso tipo, ‘Sim, eu gritava porque minha voz distorcia em uma certa frequência. E agora não está distorcendo mais. O que posso fazer sobre isso?’”


Com cinco músicas, o novo EP de Serj Tankian já está disponível para audição. Ouça no player abaixo o ‘Elasticity’:

Nenhum comentário