Serj Tankian fala sobre momento caótico de pandemia: ‘Voltar ao normal é extinção’

Em nova entrevista ao jornal The Big Issue, Serj Tankian falou sobre o atual momento em que vivemos. Com mais de 120 milhões de contaminados e mais de 2 milhões de mortes no mundo, o vocalista do System Of A Down disse que o coronavírus trouxe uma lição de necessidade urgente de mudança no planeta.

A pandemia ocupou a mente do músico de 53 anos com o destino do planeta. Durante o tempo que passou se recuperando em casa de uma cirurgia nas costas e trabalhando em novas músicas – que ele diz estar saindo do forno depois de finalizadas durante o confinamento – Serj Tankian teve tempo para refletir sobre o impacto da Covid-19 na crise climática – e ele está clamando por uma cooperação.

“É como quando a natureza te manda para o quarto como um adolescente travesso e diz: ‘Você realmente estragou tudo, faça algo melhor’. Você percebe que voltar à normalidade é a extinção”, diz ele.

“Tenho esperança na nova geração porque acho que eles não terão que lidar com esses autocratas, esses ditadores. Não há tempo para isso, isso é bobagem. Para mim, essa é a maior lição que a Covid trouxe: precisamos repensar nosso futuro. Precisamos fazer isso como uma sociedade, unidos, senão… estamos ferrados!”

Além do documentário sobre sua carreira, o ‘Truth to Power’, ele também está lançando um novo EP, ‘Elasticity’, com cinco músicas ecléticas ao estilo de Tankian. Ele nunca segue as regras musicais e se envolveu com jazz, música orquestral e trilhas sonoras nos últimos anos antes de retornar à fusão nu-metal/folk do System Of A Down. Serj conta o que o futuro reserva para o System.

“O futuro do System é desconhecido para todos nós. Fazer essas duas músicas realmente nos fez sentir que, quando lutamos por uma causa em comum, tudo fica realmente muito mais fácil. Acho que o canal está aberto, veremos.”

‘Truth to Power’ também ofereceu a Serj Tankian a chance de olhar para trás, para o álbum ‘Toxicity’, o mais bem-sucedido do System, que irá completar 20 anos em setembro.

A ascensão do álbum que levou a banda ao topo das paradas foi insana assim como o som que é a marca registrada do System – o disco chegou uma semana antes do 11 de setembro, com a retirada das músicas das rádios, ocasionando um motim quando um show gratuito em Hollywood Boulevard foi cancelado devido à superlotação.

“Para mim, as memórias dos hits ‘Chop Suey!’ e ‘Toxicity’ são muito estressantes. Que bagunça!”, recorda Tankian. “Não me lembra de uma época em que eu pensava tipo: ‘Uau, tivemos um single número um, o rádio está tocando nossas músicas, vamos ser grandes!’. Eu nem pensava nisso. Pensava coisas como: ‘Porra, como vamos sobreviver?'”

Tankian fala sobre a comparação em lançar um EP neste momento, em tempos de conflitos e pandemia, com os tempos de Toxicity, em 2001: “É mais seguro, muito mais seguro!”


‘Elasticity’ será lançado mundialmente na próxima sexta-feira (19). O EP estará disponível em todas as plataformas de streaming. Ouça o pimeiro single do material, a faixa-título:

Nenhum comentário