Supergrupo? Serj Tankian brinca sobre formar banda com Dave Grohl e Tom Morello

Serj Tankian (solo)

Em nova entrevista ao portal Spin, Serj Tankian falou sobre o seu mais novo EP, o ‘Elasticity’ – programado para lançado em 19 de março, sua relação com o parceiro de banda (e cunhado) John Dolmayan e a ideia de um supergrupo dos sonhos com dois gigantes da música.

  • Tankian foi perguntado sobre as faixas do ‘Elasticity’, originalmente feitas para o System Of A Down, e como o vocalista decidiu usá-las em carreira solo.

Serj: “Escrevi a maioria das canções há cinco ou seis anos. E na época, algumas delas, especialmente ‘Electric Yerevan’ e outras na mesma linha tinham uma pegada tão punk que eu pensei que elas poderiam ser músicas do System, e na época estávamos conversando e meio que brincando com ideias de trabalhar juntos. [O último álbum do SOAD foi o ‘Hypnotize’ de 2005, embora no final de 2020 eles tenham lançado dois singles, ‘Protect The Land’ e ‘Genocidal Humanoidz’, para aumentar a conscientização e arrecadar fundos para a Armênia]. Em última análise, sem entrar no ponto principal da questão, simplesmente não conseguimos ter um entendimento criativo e filosófico para seguir em frente com a ideia de um disco. Então todos nós continuamos fazendo nossas próprias coisas, e eu terminei essas músicas.”

  • Um dos singles do EP, ‘Rumi’, traz um adorável conselho ao seu filho – de mesmo nome, junto de uma mensagem contra a deturpação da palavra “Deus”; “quando você crescer, fique longe de Deus e do crime”. Tankian explicou que seu senso de justiça não veio nem de seu pai, tão menos de sua mãe.

Serj: “Minha mãe é muito temente a Deus, na verdade. E meu pai é muito cômico e apolítico. Então, definitivamente, não foram eles [que influenciaram]. Recebi meu ativismo de meu avô, que era um ferrenho trabalhador ativista. Mas acho que obtive esse ativismo de minha própria experiência sobre como a questão do genocídio armênio é um tabu nos Estados Unidos, tanto quanto nos círculos políticos. Me questiono: “Espere um minuto, isso é uma democracia, como uma verdade histórica e relevante pode ser reduzida por conveniência política ou fins econômicos?”. Isso me tornou um ativista de outras causas, porque me fez pensar: ‘Se isso está debaixo do tapete, porque alguém está vendendo helicópteros de ataque para a Turquia, então quantas outras verdades estão sendo negadas por esses tipos de razões nefastas?'”.

  • Tankian explica o título de outra faixa do EP, a ‘Your Mom’ (‘Sua Mãe’, em português).

Serj: “Originalmente, era um tipo de música estóica sobre uma organização terrorista muito específica [Estado Islâmico], com apoiadores muito específicos de países que os patrocinaram, o que ocorreu e o que deveria ser feito. Foi um roteiro muito geopolítico em forma de canção. E ainda era uma ótima faixa de rock porque a música era exatamente a mesma. Mas acontece que eu escrevi a música há cinco anos, o tipo de terminologia não combinava mais, as coisas mudam. Se você está contando uma história sobre algo, se você escreve, mas não a divulga até cinco anos depois, a história pode não fazer sentido algum. Então foi isso que aconteceu. Eu pensei: “OK, vamos lá, preciso realmente bagunçar isso de alguma forma”. Então [na música] eu coloquei uma espécie de personagem como Kung Fu Hustle, que é ‘Your Mom’. E ela tem essas chineladas que matam terroristas. A coisa toda simplesmente mudou, tornou-se um híbrido sem sentido.”

  • Virando a chave, Tankian brincou sobre a possibilidade de um supegrupo, com nada mais nada menos que Tom Morello e Dave Grohl.

Serj: “Fizemos muitos covers juntos [falando sobre Tom Morello]. Não tenho certeza se escrevemos músicas juntos. Não, acho que não. Um dia esse supergrupo irá chegar. Está chegando. [Risos] Não, estou brincando.”

“Sério, por que não?” (pergunta do jornalista Katherine Turman).

Serj: “Sabe, vamos lá… Eu, Tom Morello, Dave Grohl. O Dave está em todas as partes! Eu amo aquele cara. Ele é a melhor pessoa do planeta.”

  • Finalizando, Serj falou – mais uma vez – sobre a atual situação do System Of A Down e sua relação com John Dolmayan.

Serj: “…Obrigado, estava faltando isso! [Risos]. Não é tão ruim quanto as pessoas pensam. Temos um imenso amor e respeito mútuo como artistas, amigos e família. E sabe, politicamente somos completamente diferentes, lados opostos do espectro. Não conheço ninguém que não tenha um cunhado politicamente diferente, para ser sincero. Por que deveria ser diferente só porque estamos em uma banda juntos? System teve uma turnê completa no ano passado que foi cancelada, e parece que este ano não acontecerá, embora nossos shows em Los Angeles ainda possam acontecer mais perto do último trimestre do ano. [O SOAD está atualmente agendado para tocar nos dias 22 e 23 de outubro no Estádio Banc of California].”


Apesar da incerteza quanto à realização de grandes eventos em 2021, o System Of A Down tem atualmente um cronograma com nove shows confirmados.


02/06 – Nova Rock Festival, Áustria
04/06 – Resurrection Fest, Espanha
06/06 – Download Festival, Reino Unido
08/06 – Hallenstadion, Suíça
10/06 – I-Days Festival, Itália
11/06 – Rock im Park, Alemanha
13/06 – Rock am Ring, Alemanha
16/06 – VOA Heavy Rock Festival, Portugal
20/06 – Hellfest Open Air, França
22/10 – Banc of California Stadium, EUA
23/10 – Banc of California Stadium, EUA

Nenhum comentário