“Músicas pesadas no estilo do SOAD”, Serj Tankian fala sobre seu novo EP ‘Elasticity’

Serj Tankian (solo)

Em nova entrevista à Rolling Stone (via Blabbermouth), Serj Tankian confirmou que seu EP solo de rock, o ‘Elasticity’, previamente anunciado, será finalmente lançado em fevereiro de 2021.

O EP chegará três meses após o lançamento de ‘Protect The Land’ e ‘Genocidal Humanoidz’, as primeiras novas músicas do System Of A Down em 15 anos. Os singles do System foram motivados pelo conflito recentemente eclodido na região de Artsakh entre a Armênia e o Azerbaijão, este último com apoio material da Turquia e responsável pela maior violência que a região sofreu em 26 anos.

Falando sobre como o material surgiu, Serj disse: “As músicas do EP ‘Elasticity’ foram escritas muitos anos atrás. Quando eu as escrevi, o conceito original, para mim, era algo do tipo: ‘Quais músicas de rock podem sair de mim agora onde eu possa trabalhar com o System Of A Down?’, então a intenção era, na verdade, de sentar e trabalhar nestas faixas, e eu cheguei a tocar elas para os outros caras do System, e nós até meio que mexemos em algumas delas e tudo mais. Obviamente, nós fomos incapazes de concordar em continuar as gravações futuras do System, exceto, é claro, essas duas músicas pela causa que fizemos, e isso foi antes – obviamente, alguns anos antes. Então, eu mesmo decidi terminar estas músicas e lançá-las. E são canções realmente interessantes e bonitas – que vão de músicas bem pesadas, no estilo do System, para um tipo de música realmente bonita, balada – incluindo pianos e arranjos de cordas e coisas assim. Então, é bastante diversificado para apenas cinco músicas. E, tematicamente, é bastante variado também – uma música sobre terrorismo; uma música sobre protestos na Armênia de anos atrás; uma música sobre meu filho Rumi, meio que também voltada ao poeta Rumi, de certa forma – é uma homenagem ao poeta e seu xará, basicamente. E alguns outros singles. Portanto, é uma espécie de tudo, como tudo que eu faço.”

Serj continua: “O ‘Elasticity’ era para ter sido lançado em outubro, mas quando a guerra começou, e quando decidimos lançar duas músicas com o System Of A Down, isso passou a ser prioridade para mim. Acabei ligando para a gravadora que estamos trabalhando atualmente e apenas disse: ‘Precisamos impulsionar isso. Podemos fazer isso funcionar?’, e eles foram muito legais em absolutamente tudo”, explicou.

Veja abaixo a entrevista à Rolling Stone (em inglês):


Por que ‘Elasticity’?

O título de ‘Elasticity’ é uma brincadeira com o álbum ‘Toxicity’ do System Of A Down, lançado em 2001. Em entrevista anterior, Tankian explicou: “Vou chamar de ‘Elasticity’ só porque queria fazer isso com o System e não aconteceu. Para mim, não é o ‘Toxicity’, mas é o ‘Toxicity’ [risos]”.

Nenhum comentário