Serj Tankian fala sobre crise do coronavírus: “Quero ver nossos filhos e netos vivos”

Serj Tankian (solo)

Em entrevista à revista virtual Spin, Serj Tankian falou sobre a pandemia de coronavírus (Covid-19) que atinge o planeta atualmente. O vocalista do System Of A Down abordou temas como o sucesso da Nova Zelândia no enfrentamento e, em sua opinião, as medidas ineficazes e tardias tomadas pelos Estados Unidos.

Morando atualmente na Nova Zelândia, Tankian exaltou o sucesso do país ao nivelar a curva durante a pandemia. Com 1.149 casos de Covid-19 e 21 mortes, a Nova Zelândia totaliza um dos mais baixos índices do planeta.

Serj: Nossa primeira-ministra aqui na Nova Zelândia fez um trabalho fenomenal com fechamentos antecipados, sendo muito comunicativa e muito rigorosa com o lockdown (bloqueio total). Nem sequer tivemos retirada de comidas em estabelecimentos comerciais por cinco semanas. Tivemos um lockdown real [risos].

Serj perdeu um tio de 86 anos nos Estados Unidos vítima do coronavírus. O país é o mais afetado no mundo por mortes e casos da Covid-19. São 1.535.336 pessoas infectadas e mais de 90 mil óbitos. Em contraste com a Nova Zelândia, Tankian comentou sobre o governo dos EUA.

Serj: Foi um desastre. A resposta federal foi realmente mínima, atrasada; preparação insuficiente de máscaras e respiradores. Eles sabiam que isso estava acontecendo em janeiro e não fizeram nada até março, até que fosse tarde demais. É interessante porque você vê diferentes governadores exercendo seus direitos e realizando os fechamentos de forma diferente. Aqueles que fizeram isso cedo e com rigor tiveram êxito. Na Califórnia, o fato de não termos transporte público ajuda, já estamos mais isolados do que as pessoas na costa leste. Todos esses fatores são importantes. Para mim, tudo isso é politicamente muito interessante. Os países que têm bons líderes se saíram bem em comparação com países que não têm. Meus pais estão lá [nos EUA]. Estou preocupado com eles, mesmo estando na Nova Zelândia. Voltarei em breve, estou muito preocupado com eles. Estamos em um momento difícil.

Ao ser perguntado sobre a maior mudança que o músico gostaria que acontecesse nos tempos atuais, a resposta foi direta. Tankian mais uma vez falou sobre a importância de criarmos novos hábitos sustentáveis para a melhoria de vida.

Serj: Não há porra nenhuma de normalidade. Normal é a própria extinção da espécie no planeta. Se é isso que querem, divirtam-se. Prefiro ver nossos filhos e netos vivos. Vamos ajudar a criar um novo conceito de normalidade. Não podemos voltar à vida como costumava ser. Precisamos descobrir globalmente como reduzir o consumo, mudar nossos hábitos de vida, nossos hábitos alimentares e estar mais conscientes, como sociedade, em como iremos avançar. Isso também inclui se livrar desses malditos líderes corruptos e ignorantes ao redor do mundo. O planeta tem tempo para isso? Nós não temos tempo.

Ansioso pelo retorno do Rage Against the Machine, algo que não irá mais acontecer em 2020, Serj Tankian falou também sobre como o caos global atual afetou o mundo da música. Na visão do vocalista do System, os grandes shows não irão ocorrer tão cedo.

Serj: Como estive em confinamento, criei provavelmente uma hora ou uma hora e meia de músicas novas. A música tem sido a minha salvação. Eu sei como as pessoas se sentem em relação à música. É muito importante nestes tempos. Por estarmos presos em casa, ouvimos músicas e assistimos filmes. É uma maneira de nos relacionarmos, de escaparmos, de nos acalmarmos. Eu estava absolutamente ansioso para ver a volta do Rage Against the Machine. Eles ainda irão voltar mas, particularmente, acho que não ocorrerá no próximo ano, pelo que parece. Aparentemente grandes eventos não serão realizados tão cedo seja qual for o lugar. É muito arriscado, principalmente em novembro com as possibilidades de reinfecções. Portanto, daqui em diante, não vejo isso ocorrendo tão cedo.


Novo EP de rock

Na mesma publicação, Serj revelou que ainda este ano deve lançar novas músicas que, inicialmente, seriam utilizadas com o System Of A Down.

Originalmente, eu tinha essas músicas em mente para um disco do System of a Down se decidíssemos fazer um disco com a banda. Mas como não fomos capazes de seguir adiante, decidi colocar um ponto final nisso e irei lançá-las como um EP.

Clique aqui para ler a tradução na íntegra.

Nenhum comentário